quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A PERDA DE SANSÃO.. A NOSSA PERDA!

Na minha atividade como pastor, já vi muitas pessoas aflitas que afirmavam: Deus se retirou de mim; me deu as costas ou me esqueceu. Mesmo sem concordar com o que diziam, podia entender seus sentimentos e depois refletia, seria mesmo possível Deus se retirar de alguém que o tem em seu coração? Jà era lamentável um cristão em que habita o Espírito de Deus poder entristecê-lo - " E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da retenção." Efésio 4:30 ou apagá-lo, mas imaginar que pudesse afastá-lo era realmente difícil.

Lembrei-me então de Sansão, um jovem escolhido por Deus desde o ventre materno, cujo o nome se tornou sinônimo de força. É muito lindo ler na Bíblia, Juízes 13 em diante, como o Senhor percebe um casal de fiéis ni povo de Israel (que vivia procedendo mal) e lhes promete um filho apesar da esterilidade da mulher. Esse filho - Sansão - é gerado sob três princípios divinos; ele não deveria cortar o cabelo, desde o início seria 'nazireu', ou seja, consagrado de Deus, e começaria a livrar Israel do poder dos filisteus, que oprimiam o povo há 40 anos. Foi um menino educado pela cartilha de Deus. Embora sabendo de toda responsabilidade assumida por seus pais perante o Senhor, Sansão deu vazão á sua rebeldia de adolescente a partir do, mas por nenhuma  momento em que passou por mais de uma, mas por nenhuma que compartilhasse o temor de Deus. Com Dalila se entrega apaixonadamente, revelando-lhe seu comprometimento com de Deus de Israel e o segredo d sua força ao perder a paciência quando sua mulher o importunou e molestou. Afastou com isso a ação poderosa de Deus, que habitava nele e agia, por meio dele. 

Que triste fim o de Sansão! Deus não nos abandona, nem abandonou Sansão, mas este desprezou a presença de Deus e com isso perdeu a chance de uma vida de grande valor que Deus lhe oferecera. É preciso levar Deus a sério, não brincar com ele e depender totalmente dele até o fim, sendo-lhe fiel.


Fonte: Pão Diário: o livro das leituras devocionais diárias, nº 14. São Paulo: Rádio Trans Mundial, 2011.

Nenhum comentário: